19 de julho de 2007

Dançando para Deus

Esse post chega atrasado. Deveria ter sido escrito quando voltei da gravação do 10º trabalho do Ministério Diante do Trono, no dia 07/07/07, no Rio de Janeiro.

Até hoje estou impressionado com a força e beleza daquele ajuntamento. Detalhes podem ser conferidos no site http://www.diantedotrono.com.br/coberturariodt/home.aspx onde, inclusive, existe até uma página de fotos enviadas pelas pessoas que ali compareceram.

Entre os diversos vídeos feitos pelo público, disponíveis na internet, vou colocar aqui um que considero muito interessante.

Trata-se de um trecho da canção "Cristo em Vós", ou "Corpo de Cristo".


Corpo de Cristo/Mãos do Redentor/ Corpo de Cristo /Onde estão as marcas dos cravos?/ Onde estão os pés que pisaram esse chão? /Deixando a glória


Corpo de Cristo,/ Olhos de perdão /Corpo de Cristo /Onde estão os braços estendidos? /Onde estão /os corações movidos por compaixão?/ Assim como Ele foi

Eu quero ver sua fé em obras /Me mostre por favor onde estão os frutos/ E eu os comerei. Quero ver o seu amor tão cantado /Seu discurso encantador sendo encarnado/ Cristo em vós.

Sobre este momento, Ana escreveu em seu blog diário dos 52 dias (O muro ficou pronto em 52 dias, Ne 6:15ª) que antecederam a gravação:

(...)"Corpo de Cristo foi muito forte."(...)


Sobre esta coreografia, escreveu Ana Paula Valadão Bessa:

"Durante o ensaio na sexta-feira, tive também uma revelação da conexão entre esta e a música anterior do CD, “Corpo de Cristo”. É o texto de Ezequiel 37. quando ele profetiza ao vale de ossos secos. É o Corpo de Cristo, separado, sem vida, sendo ajuntado, e recebendo um novo fôlego de vida, e sendo levantado como um poderoso exército que se move como se fosse um só homem valente de guerra.

O bailarino que dança no vídeo é André Valadão, primo de Ana Paula. Em meados de junho, em reunião entre André, Ana e Isabel Coimbra, ficou sinalizada a participação do bailarino na gravação no Rio de Janeiro.

André Valadão e Carla Amâncio são bailarinos de ponta. São muito queridos no âmbito do ballet como atestam as seguintes comunidades no Orkut:


Eles estão noivos, trabalham juntos e foram convidados a ministrarem juntamento com o grupo neste evento. Ana escreve:

(...)"Ela [Carla] e meu primo dançando são um presente de Deus, promessa cumprida do céu em minha vida. Eles voltaram com as mãos cheias de bênçãos e vitórias lá do Rio para BH."(...)

Mas a decisão sobre a participação deles ocorreu num Retiro espiritual do Ministério numa Estância muito utilizada por eles no passado. O contexto uma dramática prova que Ana fez com Deus. No post do dia 9 de junho Ana revela coisas muito pessoais sobre a recente fase da vida do primo bailarino:

(...)"Ele, que é um dos melhores bailarinos que o Brasil já produziu, agora pode dançar para Deus. "(...)Ali, o Senhor lhes deu promessas, a ele e à Carla"


André Valadão
Mineiro de Belo Horizonte, começou seus estudos no Estúdio de Danças Cristina Helena, com 11 anos, e lá ficou até os 19, quando ingressou na Grupo Corpo Companhia de Dança. Um ano depois, foi convidado a assumir o posto de primeiro bailarino da Companhia de Dança do Palácio das Artes, com a qual trabalhou por 4 anos. Em 1995, representou o Brasil no International Dance Competition em Osaka, Japão, recebendo o prêmio de melhor partner e o convite para integrar por um ano o Jeunne Ballet de France. Posteriormente, ingressou no Ballet du Rhin, em Mulhouse, França. Em 1998, de volta ao Brasil, assume o posto de primeiro bailarino do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentando-se nos principais papéis de ballets como Giselle, Coppélia, Shogun, Cardinal, O Quebra Nozes, Floresta Amazônica, La Bayadére, O Lago dos Cisnes, A Megera Domada e Romeu e Julieta. No ano de 2005, assume o posto de Maitre Ensaiador e Primeiro Bailarino Convidado da Companhia de Dança Sesiminas, recebendo uma criação especial de Cristina Helena, o solo Davi. Em julho deste ano, com Carla Amâncio, representou o Brasil no U.S.A. International Ballet Competition, em Jackson, Mississippi. Atualmente trabalha como maitre e bailarino convidado nos mais prestigiados eventos de dança do país.


Carla Amâncio
Mineira de Belo Horizonte, começou seus estudos aos 6 anos de idade, na Escola do Grupo Corpo, passando também pelo Núcleo Artístico de Dança e Centro Mineiro de Danças Clássicas. Em 1996, passou a integrar o Corpo de Baile Júnior do Ballet Cristina Helena, onde permaneceu por seis anos como solista. Um ano depois, participou do Cuballet, realizado em Havana, Cuba, dançando o pas de deux de Diana e Acteon. Recebeu uma bolsa para estudar por seis meses na escola de Michael Birkmeyer em Viena, Áustria. No ano de 2002, ingressou na Companhia de Dança Sesiminas, onde se apresentou como Primeira Solista até agosto de 2006. Atualmente trabalha com André Valadão, se apresentando em eventos por todo o país como solista convidada. Como solista Carla destacou-se em vários ballets do repertório clássico tradicional, como La Esmeralda, O Corsário, La Bayadére, Coppélia, O Quebra Nozes, Majissimo, Don Quixote, Diana e Acteon, A Bela Adormecida, Águas Primaveris, Cisne Negro e La Fille Mal Gardée. Além disso, tem dois pas-de-deux especialmente criados para ela por Cristina Helena: Oh Carol e Será Amor.

fonte: http://www.objetosim.com.br/danca/baledomquixote/dom.html


post dedicado a um querido amigo


2 comentários:

  1. Hummm...Passei aqui.
    Tá bem legal seu Blog.
    Fica na PAZ amado.

    ResponderExcluir
  2. ai amado querido irmão que bençao e que unçao ,poder de DEUS na quele lugar
    presente de DEUS na sua vida querido
    danço na minha igreja mas nem faço bale
    mas entendo das coisas que vem do alto aleluai!!!!!!!!
    vc me ministrou muito atraves da sua dança
    saiba que mas que tudo que tenha ganhado aqui, o senhor tem muito mas pra vc
    pois a vida de cristo aqui ... vc ja sabi
    mesmo assim ele nos abençoa.
    dançar para o senhor e algo muito especial
    e algo que vem nao so do alto mas primeiro de nos para ele e ele responde na dança como resposta em nos e musica mostra muito isso.
    olha DEUS faz maravilhas comigo tambem
    e se eu buscar sei que vai fazer muito mas. Mas amem. Continue assim amado realmente vi cristo em vos bailando com tigo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir