12 de julho de 2007

entre Bento XVI e o G-12

(....) "No fundo a lógica de Bento XVI é a mesma dos defensores do G-12. O que for necessário se fazer para ou evitar-se a evasão de membros ou fazer a igreja crescer numericamente, é lícito e válido, não importando a que preço ou qualquer outra consideração eclesiológica e missionária. É por isto que tanto Bento XVI como nossos anti-ecumênicos e praticantes do cripto-G-12 têm uma comum agenda ultra-conservadora, quase ou totalmente fundamentalista, e compartilham causas comuns tanto no nível da Igreja como da sociedade. E todos que ousam não se pautar por tal agenda são considerados inimigos que devem ser varridos, como no caso de Boff ou como no caso de nossa participação metodista no CONIC"(...)

http://metodistaecumenico.blogspot.com/2007/07/igreja-metodista-no-brasil-e.html



O Bispo Emérito da Igreja Metodista Paulo Ayres Mattos tece interessantes argumentos nesta carta contra a "adoção e desenvolvimento de qualquer prática eclesiástica que seja excludente." Fica uma questão: será que ele desautoriza todo e qualquer movimento e práticas atuais que se utilizam de grupos pequenos ou células no contexto de revitalização eclesiológica?

Um comentário:

  1. O que dizer das seguintes palavras de David Kornfield?:

    "Grupos pequenos foi o coração da estratégia de Jesus, quando formou sua equipe de discípulos. Foi a base do crescimento da Igreja dos primeiros três séculos. Foi a base de grandes avivamentos como o de Wesley, na Inglaterra. É a base da maior igreja na terra, para não dizer a base de uma nação (China) ou a base dos que se reúnem sob a liderança de um só pastor (Paul Yonggi Cho na Coréia). Hoje em dia as pessoas de nossa sociedade despersonalizada e massificada têm um clamor em suas almas para encontrarem um lugar em que podem ser aceitas, amadas e ter significado, ou seja, um grupo pequeno saudável. Ao mesmo tempo, a instauração de grupos pequenos não é a receita automática que resolve todos os males do mundo e da igreja. "
    http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=viewnews&id=36

    ResponderExcluir