22 de setembro de 2007

O Delírio de Dawkins


Alister McGrath (Universidade de Oxford) analisa as conclusões do livro Deus, um delírio e desmantela o argumento de que a ciência deve levar ao ateísmo. McGrath demonstra como Richard Dawkins abandonou sua usual racionalidade para abraçar o amargo e dogmático manifesto do ateísmo fundamentalista.
— Francis Collins, Diretor do Projeto Genoma

Considerado o ícone do ateísmo contemporâneo, Richard Dawkins, autor de Deus, um delírio, tem suas idéias postas à prova pela análise minuciosa e perspicaz de Alister McGrath e sua esposa Joanna, em O delírio de Dawkins.

Alister, outrora ateu, doutorou-se em biofísica molecular antes de tornar-se teólogo. Admirador da obra de Dawkins, Alister revela sua perplexidade pela guinada irracional de seu colega de Oxford, não tanto pelo ateísmo em si, mas pela absoluta inconsistência de seus argumentos, aliados à intolerância desmedida.

Ao discutir os pressupostos de Dawkins, os autores trazem à tona questões fundamentais dos tempos pós-modernos ― fé, coexistência de religião e ciência, liberdade de crença, o sentido da vida e a busca de significado ― que, a julgar pela repercussão de Deus, um delírio, merecem contundente posicionamento cristão.

Os autores de O delírio de Dawkins atacam o flanco do fundamentalismo ateísta de Dawkins e conseguem afastá-lo do campo de batalha.
Publishers Weekly


------
Já está no ar a hot site do livro. Lá tem muitas informações, além do 1º capítulo. :)
É interessante a revelação do processo para a escolha da capa no blog editorial da Mundo Cristão. Confira!
Uma notícia boa enquanto esperamos o lançamento de "A Renovação do Coração", adiado para Outubro :(

2 comentários:

  1. "Fundamentalismo" ateísta. Essa expressão é nova. Pensai que fosse somente adequada quando aplicada no antigo contexto. Não conheço nenhum ciência fundamentalista. Será que agoram vão atribuir essa pencha à Biologia pelo Darwinismo?

    ResponderExcluir
  2. Rs, vocês crentes são mesmo uma piada MUITO hilária, obrigado por me fazer rir ; )

    ResponderExcluir