1 de dezembro de 2007

AIDS e Sexo Seguro

Homem acende velas em volta do símbolo vermelho em reconhecimento ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, no Paquistão. (Foto: Reuters)

* * *

Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Segundo a ONU, 2,5 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus da Aids em 2007. 25 milhões de pessoas já morreram desde a aparição da doença, em 1981. O texto abaixo pode parecer antiquado, mas soa muito verdadeiro quando o que recebemos hoje é apenas um alerta de que "quando você transa com alguém sem proteçao, você transa com todos os parceiros (desse alguem)".



Fico pensando então se a proteção ("
Olla" ou de qualquer outro fabricante) alcança toda a profundidade do relacionamento na união sexual (1 Co 6.18), uma vez que a sexualidade está na essência do nosso ser. A mensagem que a publicidade transmite é que o sexo é algo meramente físico e a solução é fazer sexo seguro: usar preservativo.

Dallas Willard ao discorrer sobre a disciplina da castidade, afirma que "a sexualidade é uma das forças mais poderosas e mais sutis da natureza humana, e o sofrimento ligado diretamente a ela é muito alto. Os abusos, dentro e fora do casamento, tornam imperativo aprender "como possuir nosso vaso em santificação e honra" ( Ts 4.4)" (O Espírito das Disciplinas, p. 194).


* * *

"A AIDS não é o julgamento de Deus contra homossexuais e dependentes de drogas. Afinal, heterossexuais e gente que nunca tocou em drogas pega a doença. Esposas e filhos de homens infectados recebem o vírus. Deus não os protege. Na África e na Ásia, a AIDS atinge mais os heterossexuais, e inocentes sofrem junto com os culpados. Essa doença é o julgamento de Deus contra a sociedade -- gente que Deus permitiu que colhesse tempestades. A AIDS começou a invadir a igreja, representando também um julgamento sobre ela. Resulta do mesmo pecado -- não dar a Deus a honra que lhe é devida. A sociedade e a Igreja foram entregues à seqüência inevitável -- sexo contrário à natureza, seguido pelo "castigo merecido pela sua perversão" (Romanos 1:27).

Assim, na evolução do julgamento, em primeiro lugar vem a cegueira, depois a insanidade sexual ocasionada pelo orgulho. E essa insanidade é o verdadeiro julgamento. A AIDS não passa de um resultado, uma conseqüência do julgamento."

John White - O Eros Redimido - p.19
* * *
MAIS:

9 comentários:

  1. Oi, Daniel, passei aqui para ler o texto sobre a Aids e achei muito bom o seu post.
    Aproveitei também para conhecer o restante do blog e está excelente. Parabéns pela qualidade, ganhou mais um visitante frequente.

    Também participei da blogagem, se tiver um tempinho dê uma passadinha lá.
    Abraços e até logo!
    Nando.

    ResponderExcluir
  2. Cristo pregava, nada impunha, falar portanto não é impor. E nesse dia como em tantos outros é necessário alertar a sociedade para essa epidemia.
    Adicionei seu texto à blogagem coletiva!
    Beijus

    ResponderExcluir
  3. DISCORDO QUANDO DIZEM QUE A AIDS E UM CASTIGO DE DEUS. AFIRMO SEM NENHUMA SOMBRA DE DUVIDA, QUE DEUS NAO LANÇA AIDS, BEM COMO QUALQUER OUTRO TIPO DE ENFERMIDADE OU CASTIGO SOBRE SEUS FILHOS. A AIDS FOI POSTA EM NOSSO MUNDO PELO DEMONIO. NAO E CASTIGO DE DEUS, ABSOLUTAMENTE. O DEMONIO ESTA EM TODA PARTE, SEJA NA BEBIDA, NO CIGARRO, NAS DROGAS, NA INVEJA E NAS ORGIAS. AI ENTRA A QUESTAO DO LIVRE ARBITRIO. DEUS NOS DEU TODAS AS CONDIÇÕES PARA SERMOS MAIS AMAVEIS UNS COM OS OUTROS, MAS O EGOISMO E INDIVIDUALISMO FALARAM MAIS ALTO. SOU PORTADOR DO VIRUS E SEI MUITO BEM O QUE APRONTEI NO PASSADO. EU PROCUREI A DOENÇA INCESSANTEMENTE, QUANDO DAS BUSCAS DE PRAZERES CARNAIS, MOMENTANEOS. ORGIAS, DROGAS, TRAIÇOES, TRES ABORTOS COM DUAS DIFERENTES NAMORADAS, ETC. FORAM MUITAS. ATE QUE A ENCONTREI EM MEU CAMINHO. PRA VOCES IMAGINAREM, FORAM TANTAS CIRCUNSTANCIAS, QUE NAO TENHO NEM IDEIA DE QUEM POSSA TER ME TRANSMITIDO O VIRUS. POR UM LADO FOI RUIM, UMA VEZ QUE ATE HOJE NAO TENHO NEM CORAGEM DE FAZER SEXO. NAO ME SINTO TOTALMENTE HOMEM. SINTO CULPA QUANDO PASSA UMA "GOSTOSA" NA RUA, E NAO CONSIGO DESVIAR O OLHAR. TENHO MEDO DE ME ENVOLVER COM ALGUEM NOVO, TANTO PELO MEDO DE CONTAR A VERDADE, QUANTO PELO MEDO DE REJEIÇÃO E PRECONCEITO. GRAÇAS A DEUS, NA EPOCA DA DESCOBERTA DA DOENÇA, TINHA UMA NAMORADA QUE NAO FOI INFECTADA, MAS MESMO ASSIM ME ASSUMIU, E ATE HOJE ESTA COMIGO. ACHEI QUE ELA NAO IRIA CONSEGUIR. NAO SEI SE FARIA O MESMO POR ELA(SINAL QUE AINDA TENHO MUITO A MELHORAR COMO PESSOA), MESMO GOSTANDO MUITO. SEXO, MUITO RARAMENTE, APENAS FAÇO PARA SATISFAZE-LA, POR ENQUANTO. MAS VOU ACABAR ME ACOSTUMANDO.
    POR OUTRO LADO FOI UMA BENÇÃO. COMECEI A DAR VALOR A MINHA VIDA E AOS MEUS VERDADEIROS AMIGOS, FAMILIARES, E ÀS PEQUENAS COISAS DA VIDA, QUE ESTAVAM SEMPRE EM MINHA FRENTE, MAS ANTES NAO CONSEGUIA VER. UMA SIMPLES CONVERSA COM MEUS PAIS, OLHAR O CEU E AS NUVENS, VER UMA FORMIGA SEGUINDO SUA TRILHA, UM GESTO DE CARINHO, PARA MIM TEM UM VALOR ENORME. AJUDAR O PROXIMO. TER COMPAIXAO E PIEDADE. DESCOBRI O QUE E O VERDADEIRO AMOR, O DE DEUS. LOGICAMENTE NAO SOU UMA PESSOA TOTALMENTE FELIZ, POIS TENHO MUITO A MELHORAR COMO PESSOA. AINDA USO DROGAS AS VEZES, E TAMBEM TENHO ALGUNS DEFEITOS. SOU HUMANO "PO". MAS AGORA SEI QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO, AO CONTRARIO DE ANTES. PODERIA ESTAR ME VINGANDO DO MUNDO, TRANSMITINDO PARA OUTRAS PESSOAS, INDISCRIMINADAMENTE, OU TALVEZ TIVESSE ME SUICIDADO, COMO JA LI EM VARIOS CASOS. MAS NAO, ESTOU FIRME E FORTE, "PRO" QUE DER E VIER. EU QUERO VIVER! EU QUERO VER MEU FILHO NASCER, E CRIA-LO COM TODO AMOR. E TENHO CERTEZA QUE, SE CONTINUAR NO CAMINHO CERTO, MAIS CEDO OU MAIS TARDE SEREI RECOMPENSADO POR DEUS, QUE VE E OUVE TUDO. O QUE E UM MERO SER MICROSCOPICO(VIRUS HIV) PARA DEUS? NADA. O PECADO NAO ESTA SO EM NOSSOS ATOS, MAS TAMBEM E PRINCIPALMENTE EM NOSSOS PENSAMENTOS. CLARO QUEN NINGUEM E PERFEITO. TODOS PECAM. SEJA NO AMBITO SXUAL, FINANCEIRO, DA AMIZADE, E NA OBSESSAO PELO PODER. UNS MAIS, OUTROS MENOS. INFORMO QUE NAO PRATICO A FUNDO NENHUMA RELIGIAO, E LONGE DE MIM QUERER CONVERTER ALGUEM AO CATOLICISMO, OU PROTESTANTISMO, OU QUALQUER OUTRA RELIGIAO. SO GOSTARIA MUITO QUE A SOCIEDADE PRATICASSE MAIS O AMOR. NAO DIGO AMOR CONJUGAL, ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER, MAS O AMOR PARA COM SEU PROXIMO, SEU IRMAO. DEUS NAO VAI CASTIGAR NINGUEM, LANÇANDO FOGO, OU ENFERMIDADES. COMO JA DISSE, ISSO E COISA DO DIABO. DEUS APENAS TENTA CONSERTAR O QUE O MAL QUE O DIABO TENTA NOS FAZER. BASTA CRER E TER FE. SEI QUE DEUS IRA ME CURAR QUANDO FOR A HORA. SE ELE AINDA NAO O FEZ, E PORQUE AINDA NAO EVOLUI O SUFICIENTE. AS VEZES, QUANDO IA BUSCAR MEUS EXAMOS NO LABORATORIO( QUE VIRA UMA ROTINA CONSTANTE PARA OS PORTADORES DO VIRUS), SEMPRE TIVE ESPERANÇA QUE MEUS RESULTADOS FOSSEM ALTERADOS PARA NEGATIVO PELA FORÇA DIVINA. CONFESSO QUE CHEGUEI A ME REVOLTAR, E DESACREDITAR EM DEUS. MAS PENSEI BEM, E COMO EU MESMO DISSE, AINDA TENHO MUITO A EVOLUIR COMO PESSOA. NAO VOU DESISTIR. MESMO QUE ELE NAO ME CURE, NAO DEIXAREI DE FAZER O BEM AOS OUTROS.
    PROCUREMOS MAIS O AMOR, ACIMA DE TUDO. AJUDE NA MEDIDA DO POSSIVEL. ESTEJA PERTO DE DEUS. ELE SEMPRE ESTARA TE OLHANDO. QUANDO FOR REALIZAR UM PECADO(PORQUE NOS SABEMOS DIFERENCIAR O QUE E CERTO E ERRADO, MAS MESMO ASSIM O FAZEMOS), LEMBRE QUE DEUS ESTA TE OLHANDO, E AOS POUCOS COMEÇARA A SENTIR CULPA NOS MAUS PENSAMENTOS. CONVERSE COM DEUS, NAO SO PARA PEDIR, MAS PARA AGRADECER E PARA DESABAFAR. ELE ESTARA TE OUVINDO.
    UM ABRAÇO
    FABRICIO

    ResponderExcluir
  4. A Aids é hoje uma doença crônica. Mas o cerne da questão está mesmo na injustiça social. O preconceito é que é a pior doença.


    abraço,
    vilarejo

    ResponderExcluir
  5. Bem sou soro +a 7 anos tenho um casal de filhos lindos sem a doença minha mulher não tem a doença.
    Nunca tomei o Coquetel,ainda não precisei.

    abraços...Derik

    ResponderExcluir
  6. EXCELENE ESPACIO,MUITO INSTRUTIVO A TODOS,ALERTAR SEMPRE É IMPORTANTE,PARA QUE TODOS ESTEJAM BEM IMFORMADOS.

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  7. É muito fácil colocar em Deus a responsabilidade que devem estar em nós, ficar culpando o resultado negativo de nossas ações como praga Divina. Quando tudo foi criado, nada disso existia, foi opção da humanidade tomar cada um o seu caminho, se criamos as nossas próprias doenças e as proliferamos, Deus nesta situação só lamenta nossa falta humildade, humanidade, dedicação, fé e amor ao próximo e a sí mesmo.
    Se você quer um emprego mande curriculum, estude, se aperfeiçoe que as coisa acontecem, não adianta ficar de joelhos pedindo um cargo de diretor se você é analfabeto. O mesmo esta em nossa doença, pois sou recente conhecedor de ser soro +, apesar de esclarecido e bem sucedido em minha profissão, fui muito displicente em minhas relações. Minha relação com Deus apenas melhorou quando soube da doença, pois ele nada tem haver com os desvios do meu caminho, ele sempre me deu a liberade de escolher e pela sua misericórdia também de voltar.
    Temos que orar pelos que estudam a cura, para que tenham a iluminação divina de encontrar o caminho, se for a hora certa.

    Vamos com força e fé.

    ResponderExcluir
  8. lIVro:
    AIDS E DROGAS DOLOROSO FIM
    POR TÂNIA MARA DE MATOGROSSO
    ACESSE: CLUBE DOS AUTORES- DIDÁTICO E AUTO-AJUDA.

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniel,

    Parabéns pelo trabalho. São iniciativas como esta que evitam que o HIV seja ainda mais disseminado.

    Não há justificativa para certos descasos sobre esta grave doença. Existem exames em diversos locais como os CTAs, rede pública e até mesmo via internet. Segue um exemplo:
    http://www.e-dna.com.br/blog/qual-e-o-periodo-de-janela-imunologica-do-hiv/

    É interessante a luta contra esta horrível doença dia após dia. Infelizmente a sociedade nega o fato (ou tenta negar) de que está vulnerável de contrair a doença correndo certos riscos. Mais ainda se recusando a fazer exames periódicos após possíveis contaminações.

    O que agrava ainda mais a situação, no qual pode estar contaminando outras pessoas sem estar ciente. Continue com esse excelente trabalho de conscientização.

    ResponderExcluir