24 de abril de 2008

Guia do Eleitor Cidadão

O Instituto Legislativo Brasileiro lançou no última dia 24, o Guia do Eleitor Cidadão – Eleições 2008, fruto da parceria entre o Senado Federal e o Tribunal Superior Eleitoral. O Guia, elaborado por técnicos e especialistas do TSE e do Senado, reúne orientações importantes para o eleitor que vai votar nas próximas eleições municipais, em outubro próximo.

O Guia do Eleitor Cidadão foi desenvolvido de forma a atingir, especialmente, os eleitores do interior do país. Em pouco mais de 50 páginas, com ilustrações, textos simples e linguagem clara, o Guia esclarece o eleitor sobre o papel dos prefeitos e vereadores, e a responsabilidade de cada um na administração e aplicação dos recursos do município.

O Guia orienta o cidadão a cobrar da prefeitura a realização de obras e serviços públicos, a fiscalizar as ações governamentais e a denunciar possíveis irregularidades. Ensina também como ele pode participar das atividades da câmara municipal, exigindo dos vereadores a aprovação de leis que beneficiem o município e uma atuação firme na defesa dos interesses da comunidade.

O Guia do Eleitor Cidadão explica, ainda, todo o processo eleitoral: escolha dos prefeitos e vereadores, coligações e convenções, filiações e fidelidade partidária, o que é permitido e o que é proibido na propaganda eleitoral, e as normas e prazos das eleições 2008.

***
Relacionado:
Voto Ético? Não é cedo demais?

Um comentário:

  1. gostaria muito de têr em mãos o guia do eleitor cidadão, mais vi que não esta disponivel a venda,como faço para têr um?

    ResponderExcluir