12 de abril de 2008

Nossa principal atividade diária

Recebemos Deus em nossa vida ao recebermos Jesus. Abrimos nossa consciência para ele e lhe dirigimos a atenção. Essa deve ser nossa principal atividade diária. O caminho para o progresso encontra-se, então, em manter intencionalmente as cenas e as palavras dos evangelhos do Novo Testamento em nossa mente, lendo-o e relendo-o com atenção dia após dia. Memorizamos essas passagens, revivemo-las em palavras e na imaginação ao levantarmos pela manhã, nos movermos ao longo dos acontecimentos do dia e nos deitarmos à noite. Isso significa andar a cada momento com Aquele que prometeu: "Eu estarei sempre com vocês".

Como passo inicial nesse processo, podemos escolher exercitar a orientação do foco da nossa mente de volta para Deus em Cristo. Tomamos a decisão e, depois, fazemos todo o possível para mantê-la sem nos atormentar. À noite, podemos recapitular aquilo que fizemos e pensar em formas de melhorar no dia seguinte. Ao continuarmos com essa prática de forma tranqüila porém persistente, logo descobriremos que a pessoa de Jesus e suas palavras maravilhosas estão ocupando automaticamente nossos pensamentos, tomando o lugar do tumulto e barulho do mundo -- até mesmo do mundo da Igreja.
Dallas Willard, A Grande Omissão, p. 118


Essas palavras simples me trazem orientação segura para algo que nunca aprendi direito em 15 anos "de igreja": discipulado. Desde os 10 anos de idade tomei gosto pelo estudo da Bíblia, mas nunca consegui ler de forma lógica e sistemática nem sequer os evangelhos.

Perdi muito tempo que poderia ser gasto num deslumbramento ante a admirável personalidade de Jesus e seu ensino. Nunca fui ensinado de forma consistente a memorizar as Escrituras, a encher a mente com passagens chaves para tê-las disponíveis na memória para a meditação. Somente nos últimos anos tenho visado na Palavra de Deus os escondidos, mas acessíveis, tesouros da ciência para mudança e transformação em minha vida.


Nesse sentido, tem sido uma ferramenta muito útil a recém-adquirida
Bíblia NVI em Ordem Cronológica. A leitura da Bíblia nessa ordenação se apresenta muito mais razoável, proveitosa e agradável do que a leitura na disposição comum.

Com o mesmo propósito, a Editora Vida oferece a Harmonia dos Evangelhos (com 50% de desconto nesta data). Entender um pouco de geografia, história, teologia e cronologia da vida e ministério de Jesus é de importância fundamental para quem se identifica como aprendiz dele.

Como informa a sinopse desta obra, "Mais que um estudo acadêmico avançado sobre os alicerces históricos da existência e da atividade de Jesus Cristo, o grande mérito desta obra é aproximar o leitor mais e mais do Salvador, conduzindo-o a uma maior admiração da pessoa de Jesus. Admirá-lo mais nos impulsiona a glorificá-lo com mais constância e a servi-lo com mais fidelidade." Acrescento que a admiração nos conduz ao desejo de assemelhar-nos a ele mediante o processo de formação espiritual, finalidade da Nova Aliança.

Um comentário:

  1. O tópico da memorização das Escrituras é um ponto de encontro nos ministérios de ensino de Dallas Willard e de John Piper, conforme pesquisa no site Desiring God:
    http://www.desiringgod.org/Search/?search=dallas+willard&submit.x=5&submit.y=4&submit=submit

    Vejam vídeo de Piper:
    http://www.youtube.com/watch?v=sSAVXHE5COg

    ResponderExcluir