16 de agosto de 2008

Plantando a Fé Onde a Vida Acontece

Após uma experiência frustrada de participar de uma renovação bíblica numa típica igreja institucional sob o título "Igreja em Células", e posteriormente transplantado para Goiás, decidi que não queria ler nada relacionado a eclesiologia tão cedo, embora tenha passado a integrar uma pequena comunidade de cidade pequena e que encontra todo tipo de barreira para crescer.

Meu foco seria seria a minha própria Formação Espiritual e a Renovação individual se tornou meu alvo. Dallas Willard foi eleito meu mentor por meio de seus excelentes livros. Nessa jornada, conheci a igreja emergente através da blogosfera. Andei tomando uma pílula vermelha. Conheci Frank Viola. O que eu poderia ler sobre igreja que me entusiasmaria agora?

Nessa trilha de constante "pós-descontrução", encontrei numa livraria aquele livro que um traumatizado não poderia estar lendo. Resultado: estou redescobrindo a beleza da Igreja.

Igreja Orgânica, de Neil Cole deveria ser mais um manual com técnicas detalhadas de como se fazer igreja, sim, pois teriam passado demais por mãos humanas. Com base nisso, eu poderia continuar ignorando-o como mais um produto para o consumidor gospel.

checado por blogueiros como Luis Fernando Batista e Allen Vaz, o livro é contemporâneo, bíblico e focado no tesouro, e não no vaso denominacional. Enfim, desafia-me a descruzar os braços enquanto lamento o estado deplorável da igreja em minha cidade e me instiga a me envolver de uma nova, calma e renovada maneira na plantação do reino de Deus no solo dos corações das pessoas com quem convivo.

As coisas vivas crescem naturalmente. As coisas do Reino de Deus são coisas orgânicas – elas começam pequenas e eventualmente se reproduzem espontaneamente, sem necessidade do meu controle.

2 comentários:

  1. O Paulo comentou a leitura deste livro deixando a impressão de que não é interessante, por que "ensina a criar igrejas orgânicas de forma sistematizada ou até pragmática"...
    Mas, se você tá falando, acho que deve valer a leitura... rs

    ResponderExcluir
  2. "As coisas vivas crescem naturalmente. As coisas do Reino de Deus são coisas orgânicas – elas começam pequenas e eventualmente se reproduzem espontaneamente, sem necessidade do meu controle."

    Achei muito boa essa frase..hoje no grupo de jovens conversamos sobre isso, sobre a relevancia da igreja nos tempos de hoje, o que temos feito, ou não feito..etc..

    ResponderExcluir